Introdução à Programação

Disciplina ministrada no primeiro semestre do curso de Computação Gráfica do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Campus Olinda.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

  • A nota global da disciplina será composta pela média de duas provas, uma prova ao final de cada unidade letiva. São essas as provas regulares;
  • Para quem não atingir a média na prova regular, é possível fazer a prova de recuperação. Caso o aluno tenha faltado a prova regular, NÃO será possível fazer a recuperação para aquela unidade. A prova de recuperação só é aplicável para a unidade corrente. Ou seja, NÃO é possível fazer prova de recuperação na segunda unidade para recuperar a nota da primeira unidade.
  • Para quem faltou a prova regular, é possível fazer a segunda chamada. Para isso é preciso dar entrada na coordenação do curso com um atestado ou documento formal que comprove o motivo da falta. Sem a formalização da segunda chamada na coordenação NÃO será possível fazê-la.
  • Ao final do semestre letivo, caso o aluno não tenha atingido a média global, considerando as notas das duas unidades letivas, será possível fazer a prova final.
  • O tempo de duração de cada avaliação (seja ela uma prova regular, recuperação, segunda chamada, apresentação de projeto ou prova final) será definido imediatamente antes do início da mesma, em sala de aula. Uma vez estabelecido o tempo de duração, automaticamente é estabelecido o horário limite de término da avaliação.
  • A tolerância máxima de atraso em dia de avaliação (seja ela uma prova regular, recuperação, segunda chamada, apresentação de projeto ou prova final) é de 30 minutos após o horário normal de início da aula. O aluno atrasado terá menos tempo de duração de prova na proporção do seu atraso, ou seja, NÃO haverá extensão do limite de horário da avaliação.
  • Grupo no Facebook para compartilhar notícias, oportunidades, ideias e comunicados relativos às disciplinas de programação do IFPE Campus Olinda: https://www.facebook.com/groups/928716293887352/

CONTEÚDO DAS AULAS

ASSUNTO SLIDES EXERCÍCIOS
Apresentação da disciplina LINK ——
Introdução à computadores e algoritmos LINK LINK
Tipos de dados, operadores, variáveis e E/S LINK LINK
Verificação manual de algoritmos e modularização LINK LINK
Estruturas de decisão 1: Comando SE LINK LINK
Estruturas de decisão 2: Comando CASO LINK LINK
Estruturas de repetição 1: Comando ENQUANTO LINK LINK
Estruturas de repetição 2: Comando PARA LINK LINK
Vetores LINK LINK
Introdução à Java LINK ——
Introdução à Java: tipos de dados, operadores, variáveis e E/S LINK LINK
Estruturas de decisão em Java LINK LINK
Estruturas de Repetição em Java LINK LINK
Arrays em Java LINK LINK
Trabalhando com Strings em Java LINK LINK
Utilizando a documentação da API de Java LINK LINK
Modularização em Java com Métodos Estáticos LINK LINK

MONITORES

CLIQUI AQUI, para mais informações sobre os monitores desta disciplina e seus horários de atendimento aos alumos em plantão de dúvidas.

REFERÊNCIAS ONLINE