Programação Aplicada

Disciplina ministrada no segundo semestre do curso de Computação Gráfica do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Campus Olinda.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

  • A nota global da disciplina será composta pela média de uma prova e um projeto.
  • A prova será feita ao final da primeira unidade letiva. Essa é dita a prova regular;
  • O projeto será entregue ao final da segunda unidade letiva. Mais detalhes sobre as diretrizes do projeto e a composição da nota do mesmo podem ser encontrados numa seção mais abaixo ainda nesta página;
  • Para quem não atingir a média na prova regular, é possível fazer a prova de recuperação. Caso o aluno tenha faltado a prova regular, NÃO será possível fazer a recuperação para aquela unidade. A prova de recuperação só é aplicável para a unidade corrente. Ou seja, NÃO é possível fazer prova de recuperação na segunda unidade para recuperar a nota da primeira unidade.
  • Para quem faltou a prova regular, é possível fazer a segunda chamada. Para isso é preciso dar entrada na coordenação do curso com um atestado ou documento formal que comprove o motivo da falta. Sem a formalização da segunda chamada na coordenação NÃO será possível fazê-la.
  • Ao final do semestre letivo, caso o aluno não tenha atingido a média global, considerando as notas das duas unidades letivas, será possível fazer a prova final.
  • O tempo de duração de cada avaliação (seja ela uma prova regular, recuperação, segunda chamada, apresentação de projeto ou prova final) será definido imediatamente antes do início da mesma, em sala de aula. Uma vez estabelecido o tempo de duração, automaticamente é estabelecido o horário limite de término da avaliação.
  • A tolerância máxima de atraso em dia de avaliação (seja ela uma prova regular, recuperação, segunda chamada, apresentação de projeto ou prova final) é de 30 minutos após o horário normal de início da aula. O aluno atrasado terá menos tempo de duração de prova na proporção do seu atraso, ou seja, NÃO haverá extensão do limite de horário da avaliação.
  • Grupo no Facebook para compartilhar notícias, oportunidades, ideias e comunicados relativos às disciplinas de programação do IFPE Campus Olinda: https://www.facebook.com/groups/928716293887352/

CONTEÚDO DAS AULAS

ASSUNTO SLIDES EXERCÍCIOS
Programação OO: classes, atributos e métodos LINK LINK
Programação OO: abstração e encapsulamento LINK LINK
Programação OO: herança e polimorfismo LINK LINK
API Collections do JAVA: collection, list, set e map, foreach LINK LINK
Tratamento de exceção em Java LINK LINK
Debugando programas em Java LINK LINK
GUI em Java com Swing: componentes, containers, layout, listeners LINK LINK
GUI em Java com Swing: WindowsBuilder LINK LINK
Projeto de Software: tipos de sistema, camadas, pacotes, distribuição em JARs LINK LINK

PROJETO

MONITORES

CLIQUI AQUI, para mais informações sobre os monitores desta disciplina e seus horários de atendimento aos alumos em plantação de dúvidas.

REFERÊNCIAS ONLINE